Ordenhadeira moderna qualifica o ensino, pesquisa e extensão no Cepagro

09 de fevereiro de 2021

Com o objetivo de qualificar os serviços realizados promovendo um ensino de qualidade, o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro) da Universidade de Passo Fundo (UPF) se destaca pelo intenso trabalho desenvolvido junto ao setor agropecuário. O Cepagro por meio de uma parceria com a empresa Laticínio Stefanello, instalou, na última semana, uma moderna ordenhadeira da marca Ordemax.

Para o coordenador do Cepagro, professor Dr. Fernando Pilotto, o trabalho conjunto com as empresas promove o aprendizado dos estudantes, com equipamentos com as últimas tecnologias no segmento de ordenha de bovinos de leite. “O Cepagro trabalha em parceria com diferentes empresas. É bom para empresa divulgar seus produtos e para UPF, já que essas parcerias são positivas porque contribuem com o ensino de qualidade para os acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia”, destaca.

Entre os benefícios do novo equipamento de ordenha está a excelente disponibilidade de reserva efetiva de vácuo, disponível para distribuição homogênea junto às unidades de ordenha, possibilita o manejo adequado de estimulação de produção de ocitocina natural e descida do leite durante a ordenha, além de prevenir o surgimento de novos casos de mastite em função de lesão por excesso de pressão de vácuo. “O equipamento, também registra os dados de produção, qualidade do leite e possui extrator automático para remover o conjunto de ordenha. Enfim, com toda essa tecnologia a UPF,  Laticínio Stefanello e a Ordemax buscam fortalecer a cadeia produtiva do leite que é um  importante segmento do agronegócio na região”, finalizou Pilotto.


Imagens