Redução da eficiência dos medicamentos e maior contaminação do rebanho: mito ou verdade?

03 de junho de 2022

Redução da eficiência dos medicamentos e maior contaminação do rebanho: mito ou verdade?

 

VERDADE!

Um dos principais fatores que limitam o desenvolvimento dos bovinos são as doenças parasitárias dos mesmos, acarretando em danos e prejuízos aos criadores. Diante desse fator, são lançados inúmeros desafios tanto para produtores como para técnicos, fazendo-se o controle das verminoses dos rebanhos uma rotina diária.

A utilização indiscriminada dos fármacos de forma errônea é o maior desafio encontrado, pois tem-se muita resistência por parte dos parasitas aos princípios ativos presentes no mercado. Dessa forma, é verídica a redução da eficiência dos medicamentos e maior a contaminação do rebanho, aumentando ainda mais os prejuízos da propriedade rural.

 

Infecções que acometem os ruminantes

As infecções que acometem os ruminantes compreendem várias famílias e gêneros de parasitas, sendo normalmente infecções mistas, ou seja, envolvendo mais de um gênero de parasita. Os endoparasitas gastrointestinais como exemplo, trazem alguns sinais clínicos marcantes nos seus hospedeiros, diarreia, inflamação da mucosa intestinal, menor ganho de peso e produção de leite, conversão alimentar diminuída, pelo opaco e quebradiço, secreção nasal e apatia, onde o diagnóstico de quais parasitas o animal está sendo acometido, e realizado de forma presuntiva, e confirmado nos exames laboratoriais.

Os ectoparasitas por outro lado, podem ser vistos a olho nu, entretanto seus danos causados os animais e proprietários são os mesmos, baixa produção leiteira, animais apáticos, perda de rendimento de carcaça, e óbito, porém e mais fácil a identificação dos mesmo e melhor o tratamento.

Portanto, a utilização de vermífugos e realização de calendários vacinais é de suma importância. Sabe-se que a utilização deve ser feita desde a fase de bezerro, pois traz ganhos ao animal e ao produtor, onde na desmama esse mesmo bezerro apresenta um ganho de peso de 10 a 15% a mais em comparação a animais não tratados.

 

 Você conhece as formas de controle para parasitismo no rebanho?

 

Existem várias formas de controle para o parasitismo no rebanho, como utilização de vermífugos, tanto por via enteral ou parenteral, aplicações por via de pouron, banho ou imersão, rotação de piquetes, realização de exames para diagnósticos e tratamentos mais assertivos. Isso tudo para que a fazenda tenha seu máximo potencial, com rebanhos sadios com boa produção trazendo mais retorno ao produtor rural.

 

Para saber mais como realizar o tratamento, e a melhor forma de controle dos parasitas dos animais de sua propriedade, conte com a equipe técnica da Agropecuária Stefanello. 


Imagens