O que é análise de solo?

12 de maio de 2022

 

A análise de solo é o método que permite conhecer, antes do plantio, a necessidade e a capacidade do solo em suprir e disponibilizar os nutrientes que as plantas precisam para o seu desenvolvimento.

O agricultor tem a necessidade de enriquecer o solo e repor os nutrientes para garantir o bom desenvolvimento na cultura desejada. No entanto, fazer qualquer aplicação aleatória de fertilizantes não significa que estará suprindo de fato a demanda da cultura, por isso, é necessário saber a carência nutricional do solo.

As coletas de solo para a realização da análise química do mesmo devem ser realizadas pelo menos 03 (três) meses antes do semeio ou plantio. Sendo que para pastagens estabelecidas é recomendada a amostragem e análise do solo 03 (três) meses antes do máximo crescimento vegetativo da pastagem, e, em culturas perenes, logo após a colheita.

Antes de se implantar um novo cultivo ou realizar adubações, é necessário conhecer as condições do solo por meio da análise de sua fertilidade, que subsidiará o profissional na recomendação de corretivos, fertilizantes e preparo do solo. Esta análise é de baixo custo, o que evita gastos desnecessários de insumos, diminuindo o custo de produção.

A realização da análise de solo traz diversos benefícios ao produtor, dentre eles:

•O aumento da produtividade, por meio da identificação de nutrientes ou fatores químicos que estão abaixo do nível ou limitando o desenvolvimento das plantas;

•O uso eficiente e em quantidades adequadas de fertilizantes para os diferentes tipos de solos e culturas, evitando o desperdício e a aplicação desnecessária;

•A redução de custos com fertilizantes e corretivos;

•E a maior lucratividade.

 

Para saber mais consulte nossa equipe técnica especializada! Agropecuária Stefanello, a agropecuária do produtor!


Imagens