Impacto negativo da mastite dentro da cadeia leiteira

28 de junho de 2022

A mastite é um dos grandes entraves da atividade leiteira, ocasionando redução na qualidade e quantidade de leite produzido. Se caracteriza como um processo inflamatório da glândula mamária causado por diversos microrganismos, se tornando, assim, uma enfermidaderesponsável pela utilização de grandes quantidades de antibióticos em rebanhos leiteiros. A utilização de uma terapia apropriada para esses casos é uma decisão que deve ser tomada com base em informações específicas sobre o agente envolvido, a vaca e o tipo de droga a ser utilizada, a fim dealcançar uma maior assertividade e eficiência com o tratamento a ser instituído.

 

Mastite X Cultura microbiológica do leite

Atualmente, no mundo inteiro, é crescente a pressão para a redução do uso de antibióticose para o uso racional desses medicamentos, pois existe risco de que a utilização irrestrita dosantimicrobianos se torne responsável pelo aumento da resistência aos antibióticosna medicina humana. Desta forma, faz-se necessário o conhecimento dos agentes infecciosos envolvidos nos quadros de mastites para se ter uma maior eficiência dos protocolos de tratamento utilizados. Diante disso, a cultura microbiológica do leiteé uma técnica de grande importância,já que, de forma geral, identifica a presença do microrganismo no quarto mamário. Desse modo, a cultura microbiológica deleite auxilia nas decisões terapêuticas para casos de mastite clínica eterapia vaca seca, além de identificar determinadas espécies de microrganismos e a sua severidade.

 

LACTOBAC: nossa mais nova ferramenta contra mastite

Diante da importância da identificação do agente responsável pelos quadros de mastite clínica dentro do rebanho leiteiro, para que seja efetuado um correto protocolo terapêutico, a equipe da agropecuária Stefanello realizou a aquisição do equipamento Lactobac (laminocultivo pronto para uso, indicado para isolamento, enumeração e diferenciação de patógenos causadores de Mastite Bovina) que estará disponível a você, caro produtor.

O Lactobac é um sistema prático que utiliza meios cromogênicos para o isolamento e diferenciação dos principais patógenos causadores de mastite.

 

Conheça mais sobre o LACTOBAC!

O sistema LACTOBAC contém meio cromogênico na face larga da lâmina e meios cromogênicos seletivos para bactérias Gram positivas e Gram negativas na face dividida da lâmina. O meio da face larga destina-se à contagem do número de unidades formadoras de colônias (UFC) na amostra de leite. Enquanto que nos meios seletivos da face dividida são acrescentadas substâncias inibidoras de bactérias Gram positivas e negativas.

Essa tecnologia está disponível a você, produtor! Entre em contanto com a nossa equipe técnica para mais informações.


Imagens