Diagnóstico de anemia em bovinos e a transfusão de sangue

16 de junho de 2022

 

Quando diagnosticadas alterações ou doenças que causam a diminuição de hemoglobinas e eritrócitos, principalmente quando os animais são acometidos por TPB (Tristeza Parasitaria Bovina), e sem sucesso na terapia, devemos definir um tratamento suporte com transfusão sanguínea.

Para confirmar a necessidade da transfusão, temos o aparelho Hemovet, responsável por dignosticar níveis de hemoglobina e hematócrito. Em bovinos, consideramos os níveis fisiológicos de hematócrito entre 26% e 46%, e hemoglobina, entre 8 a 15 g/dL. Se esses níveis estiverem abaixo dos parâmetros, ocorre uma destruição de células ou perda de sangue, seja por TPB, úlcera, ou qualquer outra afecção que diminua a quantidade de células vermelhas na corrente sanguínea.

A transfusão de sangue em bovinos é uma prática utilizada com pouca frequência na rotina de um rebanho, todavia, é um importante método para salvar animais com anemia severa. Assim, é essencial que oveterinário esteja treinado para executar a transfusão, já que como uma medida de emergência não há outra opção de tratamento quando a terapia já não teve sucesso.

 

 

Bovinos: quando realizar a transfusão de sangue?

A transfusão de sangue é necessária quando há uma hemorragia ou uma destruição de eritrócitos que desencadeiam os sinais clínicos decorrentes da redução do aporte de oxigênio no organismo e de anemia.

A perda de aproximadamente um terço do volume sanguíneo pode resultar em choque e morte do animal.O parâmetro utilizado para indicar a necessidade ou não da transfusão sanguínea é o hematócrito, mas também podem ser utilizadas as concentrações de hemoglobina e sinais clínicos tais como a taquicardia, dispnéia, letargia etc. Um outro importante parâmetro que não deve ser esquecido na avaliação do animal é a coloração das mucosa, que em casos de TPB (Tristeza Parasitária Bovina), temcoloração anêmica.

Após a transfusão, os sintomas de melhora são evidentes, mas os resultados podem ser mais bem avaliados com a realização de um hemograma 24 horas após o procedimento.

 

Quanto de sangue?

O volume total de sangue no organismo é cerca de 8% do peso vivo. Os choques hipovolêmicos ocorrem quando cerca de 30 a 40% do volume do total de sangue é perdido. Para se calcular a quantidade necessária de sangue para uma transfusão, deve-se lembrar que 10 ml/Kg aumenta o hematócrito em cerca de 3 a 4%. A transfusão de 20 ml/Kg resulta em resultados melhores, mas exige um processo demorado e muitas vezes pouco viável na prática. Resumindo, deve-se oferecer de 10 a 20 ml de sangue/Kg de peso vivo.

 

Transfusão de sangue: como escolher o doador

Quando um bovino necessita de transfusão de sangue, a escolha do doador é muito importante.

Sabe-se que existem 11 diferentes grandes grupos de tipos sanguíneos entre os bovinos. Os testes de compatibilidade sanguínea não são muito usados e, por isso, as chances de reações durante a transfusão podem ocorrer, principalmente em animais jovens e vacas durante a gestação.

Assim, é necessário tomar alguns cuidados antes de fazer o procedimento:

- Obviamente, os animais selecionados devem ser saudáveis e não devem estar recebendo medicação. Além disso, o ideal seria poder escolher animais livres de Leucose, Tuberculose, Brucelose, BVD, Salmonelose eAnaplasmose.

- Quando o animal acometido encontra-se em feiras e exposições, procure, pelo menos, que o doador seja do mesmo rebanho. Essa medida irá reduzir as chances da introdução de novos patógenos no rebanho.

 

Transfusão em bovinos: como é feita a coleta do sangue?

A coleta do sangue para transfusão é realizada em frascos ou bolsas contendo o anticoagulante EDTA, na quantidade de 20ml para cada litro de sangue coletado. A coleta é simplificada quando é utilizado um cateter. Desta forma, fica mais fácil não perder a veia puncionada, ficando mais prática a troca de bolsas coletoras. É importante ressaltar que o doador de sangue pode doar até 10ml/kg de peso vivo.

O ideal é aplicar o sangue logo após a coleta, mas se isso não for possível, o sangue deve ser refrigerado. Para o armazenamento do sangue coletado, deve-se ter a cautela de mantê-lo apenas refrigerado, jamais congelado. Além disso, é importante manter uma temperatura estável durante a refrigeração

No momento da administração, o sangue não deve estar com a temperatura de armazenagem, por isso, o sangue deve ser levemente aquecido. Para este aquecimento, as bolsas contendo o sangue podem ser colocados em bacias com água à 40ºC.

A transfusão jamais deve ser feita se o plasma estiver escuro, marrom ou negro. Nesses casos, geralmente houve o crescimento de bactérias.

 

Para saber mais conte com a equipe técnica da Agropecuária Stefanello. 


Imagens